top of page

Novo recurso do Google Maps permite calcular rotas de carro sem internet

Ferramenta de download de mapas é capaz de calcular trajetos de carro e até dar detalhes sobre estabelecimentos do mapa

O Google lançou uma atualização do Maps, seu aplicativo de geolocalização para Android, que tornou a ferramenta ainda mais acessível. Isso porque, a partir da versão 9.17 do programa, será possível fazer o download de mapas no aparelho e depois calcular rotas de carro neles sem a necessidade de internet.

A nova função foi elaborada para atender os usuários que, mesmo tendo um smartphone, não contam com bons planos de dados para seus aparelhos. “Nos últimos dois anos, o número de smartphones no Brasil aumentou mais de dez vezes. A penetração de smartphones na população brasileira está passando dos 50% — ou seja, a cada duas pessoas, uma tem um smartphone. E nós começamos a ver um crescimento acelerado nas classes sociais de menor poder aquisitivo”, conta Marcus Leal, gerente de Google Maps na América Latina.

Para utilizar o Maps offline tudo que o usuário precisa fazer primeiro é, ainda conectado à internet, buscar na barra de pesquisa do programa o local que tem interesse em salvar no seu aparelho. Pode ser um bairro ou uma cidade inteira, por exemplo.

Após o programa identificar o nome digitado, tudo que o usuário precisa fazer é acessar o cartão de conteúdo do local, arrastando com o dedo para cima a barra branca com o nome do local, que fica na parte inferior da tela. Entre as opções do cartão estará o botão “Download”. Quando escolhido, o recurso direciona o usuário a uma tela de corte, na qual, dentro de um quadrado em destaque, o usuário deverá posicionar a área do Google Maps que deseja salvar no seu smartphone.

É possível redimensionar e alterar a posição do mapa dentro desse quadrado, e quanto maior for a área que ele abrange, mais espaço de armazenamento o mapa irá ocupar no aparelho do usuário. O limite sugerido é de até 400 MB, mas é possível fazer o download de áreas equivalentes a 2,5 GB. Mas, para que não ocupem tanta memória, os mapas devem ficar menores do que isso. Em uma demonstração feita por Marcus, a cidade de São Paulo inteira, com cidades como São Bernando e Santana de Parnaíba ocupava cerca de 250 MB.

Os mapas baixados no celular têm duração de 30 dias, pois, após esse prazo, o Google considera que alterações nas vias podem ter acontecido e que aquele mapa não representa mais uma boa referência. Se o usuário não se conectar à internet nesses 30 dias, o mapa será desativado automaticamente, mas caso ele se conecte, deve receber avisos de atualização do mapa. E para gerenciar os mapas que salva no aparelho, basta que o usuário acesse a nova seção chamada de “Áreas off-line”, onde ele poderá deletar e atualizar seus mapas manualmente.

A Drone Service Brasil, produz Fotografias Aéreas e filmes com Drones em Porto Alegre, todo estado do Rio Grande do Sul e sul do Brasil.

Oferecemos as melhores imagens aéreas com drones para sua empresa ou o seu evento. Aluguel de drone, locação de drone

Drone, Porto Alegre, filmagens com Drone, filmes com Drone, fotos com Drone, fotografia aérea, fotografia com drones, fotos de lavouras no rio grande do sul e Santa Catarina #filmagenscomdrone #fotoscomdrone #droneportoalegre #drone #drones #imagensaereas #fotosaereas #filmagensaereas #fotosportoalegre #portoalegre #alugueldedrone


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
bottom of page