Drones surgem como alternativa para monitorar lavouras

Com preços acessíveis, equipamentos começam a se tornar ferramenta para aumentar a produtividade no campo

Em rasantes sobre as lavouras, veículos aéreos não tripulados (vants), também chamados de drones, começam a se tornar ferramenta para aumentar a produtividade no campo. Hoje no mercado com preços mais acessíveis, sobrevoam o campo e funcionam com se fosse um olhar apurado sobre a propriedade. Com câmeras potentes, permitem, por exemplo, identificar pragas e doenças precocemente.

Desenvolvidos para uso militar, esses equipamentos passaram a ser testados no Brasil nos últimos anos por centros de pesquisa e grandes grupos do agronegócio. Mais recentemente, começaram a despertar a curiosidade de produtores. Concorrendo com imagens de satélite e fotografias aéreas feitas de avião, têm a vantagem do custo menor e mais agilidade no resultado.

– Os equipamentos mais modernos conseguem fazer imagens com qualidade superior à de satélites, ajudando a localizar deficiências no plantio a tempo de correção. É o olho do agricultor por cima da lavoura – explica Lúcio Jorge, que coordena as pesquisas com drones na Embrapa Instrumentação, com sede em São Carlos (SP).

Ao captar imagens aéreas, o equipamento ajuda a localizar falhas na plantação, áreas com excesso ou falta de água ou onde é preciso utilizar defensivos agrícolas. As fotografias feitas pelo drones são utilizadas para formar um mapa da lavoura. Há 15 dias, um dos drones da Embrapa sobrevoou, em caráter experimental, 150 hectares de uma plantação de algodão do grupo gaúcho SLC Agrícola, em Cristalina (GO). As mais de 2 mil fotos tiradas serão processadas em formato de mosaico e avaliadas para verificar se há alguma deficiência nutricional nas plantas.

— Estamos avaliando o quanto isso é eficiente para se observar diferentes problemas — ressalta Ronei Sana, coordenador de agricultura de precisão da SLC Agrícola.

Ao mesmo tempo em que centros de pesquisas e empresas testam os drones, produtores curiosos também começam a se aventurar na tecnologia. O agricultor Rogério Ceolin, 38 anos, comprou um equipamento há dois meses, por R$ 5 mil, para fotografar as obras nos silos da propriedade, em Tupanciretã.

— Não tinha muita ideia de como funcionava. Depois, vi que não era tão difícil de operar e já encomendei um software para programar o equipamento — explica o agricultor.

A ideia é usar o drone para monitorar áreas de lavouras e identificar problemas de fertilidade.

— Fazer imagens por satélite é muito caro — justifica Ceolin, que investiu mais R$ 2 mil em um software para o drone.

Senai incentiva projeto de empresa de Canoas

Desde março, a gaúcha Creare Sistemas desenvolve projeto em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para utilizar drones em lavouras de cana-de-açúcar. Com o equipamento, câmera fotográfica de alta resolução e software de análise de imagens, a ideia é ter informações detalhadas nas diferentes fases de plantio – identificando a sanidade dos canaviais e a presença de ervas daninhas ou pragas no campo.

— É uma ferramenta que poderá aumentar a produtividade das lavouras ao apontar falhas ou imperfeições no plantio que o olho não tem capacidade de enxergar nem mesmo de perto — explica Paulo Renato Jotz, diretor de marketing da Creare, sediada na Ulbratech, em Canoas.

Fonte: ZeroHora.com - Campo e Lavoura

A Drone Service produz Fotografias Aéreas e filmes com Drones em Porto Alegre, todo estado do Rio Grande do Sul e sul do Brasil.

Oferecemos as melhores imagens aéreas com drones para sua empresa ou o seu evento.

Drone, Porto Alegre, filmagens com Drone, filmes com Drone, fotos com Drone, fotografia aérea, fotografia com drones, fotos de lavouras nor io grande do sul

#lavouraslavourasplantaçõesmonitoramentonews

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us

© 2012 - 2020   |   Drone Service Brasil - Porto Alegre - Rio Grande do Sul  - 

Filmagens com Drone em Porto Alegre, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Aluguel de Drone - Locação de Drone - Vendas de Drone -  #DSL 

  • Wix Facebook page
  • Instagram App Icon
  • Twitter Classic
  • YouTube Classic
  • LinkedIn App Icon
  • Flickr App Icon
© Copyright - DRONE SERVICE BRASIL™